Sabemos o quão o ano de 2020 foi e continua sendo desafiador para todos, não é mesmo? Uma série de incertezas e dúvidas que acompanharam a pandemia da Covid-19 nos pegou de surpresa, o que resultou em grandes momentos de dificuldades para muitas empresas e empresários, mudanças no planejamento financeiro e para outros, um novo cenário cheio de oportunidades.

O fato é que, essa “nova realidade” que estamos vivendo trouxe à tona a aceleração da transformação e do crescimento do atendimento e compras digitais. Quase 90% das vendas passaram a ser feitas pela internet, por videoconferência ou telefone.

Sem tirar claro, a importância do atendimento presencial, ainda há muitas pessoas que preferem ser atendidas e comprar presencialmente, mas esses novos hábitos na vida dos consumidores está ressignificando o modo de atendimento e consumo.

Levando em consideração essa nova realidade e as incertezas de um ano, provavelmente o mais atípico, separamos algumas dicas de como estruturar o planejamento de vendas para 2021:

  1. Antes de qualquer coisa para você ter uma base, faça uma análise das mudanças que a pandemia trouxe: isso irá te ajudar a visualizar o cenário atual que estamos vivendo e o que poderemos ter pela frente. Assim terá uma visão geral das possíveis eventualidades que possa acontecer, sem ser pego de surpresa.
  2. Avalie seu histórico de vendas: Aqui ressaltaremos a importância do uso de uma CRM de gestão e vendas. As métricas são extremamente importantes para o seu planejamento e, para isso, você vai precisar analisar pelo o que você já passou. Analise seu histórico de vendas e seus resultados de 2020, o cenário atípico que vivemos esse ano pode servir de base como um ponto de partida para fazer projeções para 2021.
  3. Identifique as oportunidades: é preciso que você utilize a sua inteligência comercial para identificar as tendências e possíveis movimentações da economia e do seu setor. Assim você consegue trabalhar em cima do novo cenário e utilizá-lo como uma grande oportunidade, ao invés de deixa-lo impactar negativamente no seu negócio.
  4. Revise suas metas financeiras e sua política de preço: sabemos que o cenário trazido pela pandemia afetou alguns setores mas por outro lado, outros cresceram por isso; estude seus clientes e entenda a realidade deles. Dessa forma, você pode procurar o financeiro da sua empresa para avaliar as políticas de preço praticadas e as necessidades de mudanças. Discutir as metas financeiras e analisar a necessidade de redefini-las com o setor, também é muito importante.
  5. Defina os macros e os micros objetivos: Os macros objetivos são aqueles que irão direcionar todas as suas ações ao longo do ano. Já os micros objetivos são aqueles que irão orientar as suas operações e o dia a dia da sua equipe de vendas. Definir todos os objetivos de um negócio é muito importante e serão o caminho para alcançar o seu objetivo principal. Para que seu planejamento seja mais assertivo em um momento de incertezas que ainda nos cercam, é muito importante que você foque em determinar metas divididas por período.

Entre em contato com a BCR e conte conosco para te auxiliar nesse momento tão delicado, onde a assertividade nas escolhas do negócio vale ouro.

Fonte

Categories:

No responses yet

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *