A BCR CX, empresa especialista em Customer Experience, se juntou à EqualWeb Brasil, startup israelense de acessibilidade digital, para realizar o Webinar “Acessibilidade digital: uma necessidade para o seu negócio!”.

No webinar, você fica por dentro do que é acessibilidade digital, a importância de adotá-la nas empresas e os impactos que ela pode causar nos negócios.

Este é um tema de grande urgência para os próximos anos. Se a sua empresa ainda não é uma promotora da inclusão digital, este conteúdo é para você!

Confira também o webinar na íntegra pelo canal do Youtube da BCR.CX ou acompanhar o nosso artigo abaixo com um resumo bem interessante sobre tudo que Jaques Haber, Head de Impacto da EqualWeb Brasil, e Ricardo Hechtman, Head de Inovação, falaram no webinar.

Antes de começar este artigo, gostaríamos de fazer uma reflexão: você sabe o quanto as empresas perdem por não ter acessibilidade digital? É isso que explorar aqui hoje!

Abordar sobre a acessibilidade digital é muito importante, especialmente nesse contexto de transformação digital que estamos vivendo. Com a pandemia, vimos uma aceleração muito grande do processo de digitalização e as pessoas passaram a estar ainda mais envolvidas com o ambiente digital contudo, a internet ainda não é um local inclusivo e acessível. Hoje, ¼ da população mundial tem dificuldade para consumir conteúdo na web. No Brasil, essa realidade é ainda mais dura: 99% dos sites não são acessíveis.

Mas com o propósito de transformar esse cenário, surge uma tecnologia de Inteligência Artificial e Machine Learning no mercado brasileiro, com o propósito de tornar os sites de empresas brasileiras acessíveis a todas as pessoas. Essa é a EqualWeb!

60 milhões de pessoas que possuem alguma deficiência ou limitação. Deste grupo, 45 milhões têm alguma deficiência, segundo dados do IBGE.

Hoje, a Lei Brasileira de Inclusão (LBI) ressalta que para um site ser acessível, ele precisa usar as melhores práticas do WCAG (Web Content Accessibility Guidelines).

As diretrizes do WCAG são fundamentais para que o website atinja níveis adequados de contraste na página, descreva as imagens corretamente a um usuário cego que usa leitor de tela, para identificar os níveis de título dentro da página (H1, H2, H3), ou para saber se o ícone é um botão que vai levar para alguma página ou link.

Portanto, um desenvolvedor ou especialista em acessibilidade precisa conhecer os itens do WCAG a fundo. Mas imagine agora, para um desenvolvedor, que está fazendo um site do zero, ter que ajustar todas as páginas no código, e seguir essas diretrizes. Demandaria um investimento alto, uma equipe especializada e um espaço de tempo muito maior para estruturar um site acessível.

Como a tecnologia acelera o processo de acessibilidade digital

Ao optar pela tecnologia, é possível realizar a implantação de recursos acessíveis rapidamente e tornar milhões de páginas acessíveis de uma vez só. A tecnologia traz uma solução mais simples para um problema que é bastante complexo e urgente.

A tecnologia EqualWeb vai além do que a Lei Brasileira de Inclusão hoje exige. Ela busca atender a característica de cada pessoa. Sendo assim, o usuário se torna o protagonista da navegação, ou seja, ele faz as escolhas e ajusta o site da forma que melhor se adequa às suas necessidades.

E uma vez que que o usuário configura os recursos na sua primeira visita à página, quando ele volta, não precisa fazer essa mudança de novo. A Inteligência Artificial guarda as suas preferências em todos os sites que ele entrar com a tecnologia EqualWeb. É uma experiência muito mais personalizada e customizada, onde a tecnologia se adequa ao que o usuário quer.

Como as empresas podem se diferenciar dos concorrentes com a acessibilidade digital

Em um universo onde 99% dos sites não são acessíveis e apenas sua marca é, isso, por si só, já faz com que a sua empresa se diferencie dos concorrentes.

Mas além disso, as marcas precisam entender que quando elas são acessíveis, elas influenciam não só as pessoas com alguma necessidade específica, mas também parentes, amigos, família, filhos e conhecidos. Agora multiplique esse número. São 45 milhões de pessoas com alguma deficiência, e cada pessoa dessa influencia, no mínimo, outras duas pessoas.

Esse é ainda um grande mercado inexplorado e com um grande público. Um público que está carente de produtos e serviços inclusivos e acessíveis.

Investindo na acessibilidade digital, seu negócio estará abrindo as portas para 60 milhões de pessoas, e isso pode gerar inúmeros benefícios para sua empresa: maior fidelização, mais vendas, mais acesso ao seu site, aproximação com a marca, etc.

A sociedade cresce e se desenvolve excluindo quem é, de alguma forma, diferente. Então, quando olhamos para a internet, é possível, na verdade, ver um reflexo da cultura de exclusão que ocorre na sociedade. Afinal, quando uma empresa desenvolve um site que não é acessível, ela está sendo excludente.

A acessibilidade pode ser muito boa para o seu negócio!

O mundo é diferente, mas as oportunidades devem ser iguais, não só em um estabelecimento, mas também no ambiente digital. Afinal, as pessoas usam a internet diariamente para comprar, se informar, estudar, trabalhar etc. Alguma vez, sua empresa já parou, por exemplo, para pensar que pessoas com deficiência ou com alguma limitação deixam de comprar em sites que não são acessíveis? Pois é.

Mas hoje, felizmente, já é possível ver muitos líderes de empresas que querem implementar a diversidade e a inclusão na sua cultura organizacional. Mas ainda há uma distância grande entre o discurso e a ação.

Quando as empresas começarem a entender que a acessibilidade digital faz sentido e gera benefícios, ela vai começar a crescer numa velocidade ainda maior. O que temos para dizer é: a acessibilidade digital é uma tendência e uma urgência, e a sua marca precisa investir nisso!

Diversidade é um fato, mas inclusão é um ato. E só depende de nós.

E todos saem ganhando. Não há perdedores. A BCR.CX já entrou nesse game!

“É muito bom que a BCR CX esteja acompanhando a gente neste movimento e inspirando outras marcas a participar. A marca é realmente o motor de transformação da sociedade”, exalta Ricardo Hechtman.

Quer fazer parte também? Entre em contato conosco e converse com os nossos especialistas.

Categories:

No responses yet

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *